Programa

Da ideia à ação

Nosso percurso tem início em 2007, a partir de uma ideia simples: aproveitar equipamentos de rádio ainda em desuso em 183 escola estaduais do Rio de Janeiro - por falta de capacitação técnica - para propagar informação relevantes sobre questões socioambientais para as comunidades do entorno. A ideia foi para o papel e nascia assim o projeto-piloto NAS ONDAS DO AMBIENTE:Rádio@Escola.Com, planejado para atender unidades escolares (UEs) da rede pública estadual contempladas com equipamentos de rádio pelo Ministério da Educação, por meio do Programa de Ensino Médio (Promed). Idealizado da Superintendência de Educação Ambiental (Seam) da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ), o projeto também contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC).

Desde sua origem, o objetivo principal do NAS ONDAS DO AMBIENTE é incentivar o uso de Tecnologias da Comunicação como instrumento de Educação Ambiental, privilegiando conteúdos sociomabientais das regiões onde atua. Em caráter piloto, o projeto foi implementado primeiramente em 48 UEs, situadas dentro do município do Rio de Janeiro, reunindo um total de 360 participantes, entre professores e alunos do Ensino médio, e comunicadores comunitários.

Devido à boa repercussão, a partir de 2009 o NAS ONDAS DO AMBIENTE se consolida como programa de política pública de Educomunicação Socioambiental do estado do Rio de Janeiro, e conquista novas parcerias - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Viva Rio - e recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
Além de dar continuidade ao projeto inicial - levar o Rádio@Escola.Com às demais 135 UEs espalhas por todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro - o programa abarca novos projetos de Educomunicação Socioambiental, possibilitando a mais pessoas o acesso democrático à produção e difusão de informações.

Um dos novos projetos é o Nas Ondas da Mata Atlântica, voltado a moradores de áreas próximas a Unidades de Conservação (UCs), que começou a ser desenvolvido em 2009, no Mosaico Serra da Bocaina (Mangaratiba, Angra dos Reis, Parati), onde vivem comunidades tradicionais como povos indígenas Guarani, quilombolas e caiçaras. Entre os objetivos, está o de facilitar a comunicação e o diálogo das comunidades próximas às UCs, por meio de técnicas de radiofusão e audiovisual, priorizando temas relacionados à Mata Atlântica.

Em 2010 o NAS ONDAS DO AMBIENTE chega ao Complexo do Alemão, na Zona Norte, para desenvolver capacitação em técnicas de radiofusão com 30 participantes do projeto Mulheres da Paz (parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Governo Federal. A aliança NAS ONDAS & Mulheres da Paz torna-se possível graças a uma parceria estabelecida entre a Seam/SEA-RJ e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que excecuta o projeto Mulheres da Paz no estado.